sexta-feira, 4 de julho de 2008

Guerra fria e terror nuclear

O climas de desconfiança mútua acabou levando ao um desconforto declarado entre os dois blocos apartir de março de 1947 quando o presidente norte americano harry truman pronunciou descurso acusando a união sovietica de pretendere impor regimes totalitarios aos países democraticos. A acusação foi o ponto de partida da guerra fria no qual foi um tipo de conflito declarado atraves do travamento num plano politico diplomatico e ideologico.
Os estados unidos então inalgurou a era nuclear destruindo com bombas atomicas 2 cidades no japão. Quatro anos depois, em 1949, união sovietica realisou seu primeiro teste nuclear explodindo uma bomba atomica na região da sibéria. Com o teste nuclear sovietico a guerra fria ganhou um novo componente atraves de super potencias passariam a competir intencidade no campo militar descadeando uma corida armamentista iniciando um periodo de insegurança marcada pelo terror nuclear.
Para evitar o confronto direto, as 2 super potencias passaram a fomentar agitações,desestabilizar governos e instimular guerras localizadas

Nenhum comentário: